domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resolvendo desafios (problemas)

O sucesso nos negócios ou na vida pessoal é resultado de superar desafios (problemas). A única coisa necessária para ter uma grande idéia é realizar normalmente suas atividades diárias e esperar que surja um desafio (problema). Pergunte-se "Como posso evitar ou superar esse desafio (problema)?" Sua resposta é uma grande idéia. A única coisa que você precisa fazer para ter uma grande oportunidade de negócios é perguntar-se: "Como posso ajudar outras pessoas a evitar ou superar o mesmo desafio (problema)"? Sua resposta será uma oportunidade.

Resolver desafio (problema) requer uma perspectiva diferente. Albert Einstein disse: "É impossível resolver um desafio (problema) com a mesma mentalidade que gerou o desafio (problema)". Quando você observa um conjunto de circunstâncias e percebe que isso é um problema, lembre-se de que foi sua mente que criou o problema. O mesmo conjunto de circunstâncias visto por outra pessoa pode não ser entendido como um problema. Para ela, pode parecer uma oportunidade ou um pequeno desvio na rota do sucesso.

Para todas as pessoas que identificam desafios (problemas) e simplesmente param todo o progresso rumo aos seus objetivos, posso mostrar mais pessoas com o mesmo conjunto de circunstâncias que usam os desafios (problemas) como trampolim para um sucesso e oportunidade ainda maior. Com frequência, os desafios (problemas) são como o cenário de um filme de terror. Eles parecem muito assustadores e ameaçadores à primeira vista. Mas se você andar em volta, olhar do outro lado e ganhar outra perspectiva, descobrirá que o cenário nada mais é do que lona e papelão. 

Não tenha medo de admitir o desafio (problema) e olhar para ele de todos os ângulos. Busque a opinião de pessoas que você respeita, mas não contamine o pensamento delas identificando as circunstâncias como um desafio (problema). Simplesmente exponha os fatos e ouça a perspectiva delas acerca da situação. Desafios (problemas) e oportunidades raramente vêm rotulados como tais.

Procure o benefício. Busque o tesouro escondido. Você sempre encontrará o que está procurando. Se hoje você passar o dia procurando desafios (problemas), irá encontrá-los. Se, em vez disso, você procurar soluções e oportunidades, elas aparecerão em todo lugar. Tome a decisão de procurar a chave de seu sucesso em todas as situações.

Hoje é o Dia!

Leonardo Rebulla
@clubedepalestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário